Ampliação da capacidade de carregamento e automação das etapas fiscais

Um projeto que otimizou toda a logística da planta, das rotas dos caminhões à emissão de notas fiscais

Dados do Projeto

CAPACIDADE

Mais de 300%

de aumento

A capacidade de carregamento da planta passou de 576 para 1920 caminhões/dia

RASTREAMENTO

Tempo real

da localização dos caminhões

Através de tecnologia RFID é possível otimizar rotas e localizar os caminhões por toda a planta

ETAPAS FISCAIS

100% automatizadas

Entrada na planta, pesagens e emissão de nota fiscal são feitas de forma automática, poupando tempo e gastos

Contexto e Desafios

Uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo enfrentava um problema em uma planta no Brasil devido à incapacidade logística para o escoamento da produção. O processo de marcação para carga e descarga era lento, e a pesagem também era vagarosa por depender de pessoas para a execução de todas as tarefas fiscais. Não havia controle logístico interno, e em época de safra a lentidão do processo gerava filas na entrada da planta, o que levava os caminhões parados no acostamento a serem multados. Resolver essa situação passava pelos desafios de:

  1. Encontrar formas de rastrear os caminhões e melhorar o controle logístico interno
  2. Identificar os principais gargalos no processo de carregamento e possíveis formas para melhorá-los
  3. Implementaras melhorias e a automação de processos, passando por instrumentação, comissionamento e start-up

Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos

Implementamos um sistema de identificação RFID para rastrear todos os caminhões na planta.

Instalamos terminais de autoatendimento para os caminhoneiros com identificação biométrica, e sistemas de som e de pagers para organizar o fluxo.

Usamos conjuntamente a identificação RFID e um sistema OCR de leitura de imagens para ler as placas dos caminhões e com isso automatizar sistemas de acesso, pesagem e emissão de nota fiscal.

Fizemos controle do tráfego interno na planta através de semáforos.

Implementamos um sistema de otimização de rotas, acessível por terminais de apoio à decisão.

ANALISTA DE TI: João Vitor Figueiredo

GERENTE TÉCNICO DE TI: Marcelo Simões Reis