Contexto e Desafios
Na maior refinaria de alumina do mundo, grande parte dos principais KPIs de produção e consumo energético eram calculados através de uma planilha Excel, sendo que essa planilha era desenvolvida e constantemente modificada por diversas pessoas, de diferentes setores. Isso levava a dúvidas sobre a constância desses indicadores. Para mudar esse quadro, definimos os principais pilares do projeto para, além de reestruturar os cálculos no PI System, melhorar o processo de tomada de decisão como um todo. Isso passava por desafios como:
- Gerar uma estrutura organizada no PI Asset Framework
- Centralizar as informações
- Garantir a fácil manutenção do sistema
- Fazer a gestão das mudanças
- Consolidar os cálculos e garantir que eles fossem repetidos a cada hora
- Desenvolver uma camada visual Web para o PI Vision
- Garantir a segurança da informação
Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos
O PI System esteve presente em todo o projeto: foi usado para estruturar e organizar os ativos, serviu como fonte de dados para os cálculos, e nele foi feita a camada visual do sistema.
Todos os ativos necessários para os cálculos de produção e matriz energética foram estruturados no PI AF, e o PI Analysis passou a ser o responsável por repetir a cada hora todas as etapas dos cálculos, gerando assim os KPIs. Desta forma, foi assegurado o controle sobre as modificações, que ficaram centralizadas.
O PI Vision foi utilizado como camada visual web, com componentes desenvolvidos de forma customizada para atender as diversas formas de visualização necessárias.