Sua empresa está realmente na Transformação Digital?

Muita gente fala em Transformação Digital, mas poucas empresas estão realmente nesse processo. A sua está?


A quarta revolução industrial que estamos vivenciando traz diversas transformações que estão impactando nossa vida profissional e pessoal. Transição energética, cidades inteligentes e a própria transformação digital, entre outros movimentos transformacionais, requerem das empresas uma estratégia para que elas se mantenham atualizadas e sejam capazes de prever cenários que garantam a sustentabilidade das organizações.

Todos segmentos industriais estão sendo impactados, e o efeito do COVID-19 nos mais diversos elos das cadeias de valor acelerou o ritmo da adoção de tecnologias (tanto as convencionais quanto as emergentes da indústria 4.0 ).

É importante destacar, entretanto, a diferença entre alguns termos que têm sido bastante utilizados na indústria, para que sua aplicação seja adequada ao contexto de cada empresa.

Digitalização é diferente de indústria 4.0, que, por sua vez, é diferente de transformação digital.

Digitalização: é o uso de tecnologias digitais em substituição às tecnologias analógicas, como protocolos digitais na área industrial ou ferramentas computacionais no corporativo das empresas, com adoção de algoritmos de Data & Analytics e de softwares que acelerem as rotinas operacionais. É um termo constantemente usado erroneamente como Transformação Digital. Na verdade, é um habilitador para a Transformação Digital.

Indústria 4.0: pode ser definida como a adoção de tecnologias emergentes na área industrial. Estas tecnologias visam uma maior eficiência na operação e na manutenção, além de maior eficiência energética pela automação massiva de equipamentos, com a conectividade entre eles potencializando o uso estratégico dos dados. Alguns exemplos destas tecnologias são: IoT ou IIoT, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Cloud Computing, Digital Twin, impressão 3D, entre outras. As tecnologias emergentes da indústria 4.0 são, portanto, habilitadoras para a Transformação Digital.

Transformação Digital: é um movimento da estratégia corporativa de uma organização, com atuação simultânea nas três dimensões organizacionais de uma empresa de base industrial (Back, Middle e Front Offices) e nos três pilares que sustentam a transformação digital (Tecnologia, Processos e Cultura). A transformação digital impacta a excelência operacional, potencializa novos modelos de negócios, cria novas fontes de receita e novas maneiras de se relacionar com os stakeholders, transformando a organização como um todo e preparando a empresa para suportar cenários futuros.


Focando no tema da transformação digital, os três pilares fundamentais para executar a transformação digital precisam ser trabalhados através de uma metodologia específica(framework). Estes pilares são: Tecnologia, Processos e Cultura

Tecnologia: adoção de tecnologias convencionais, emergentes da indústria 4.0 ou mesmo tecnologias disruptivas desenvolvidas por startups.

Processos: adoção de metodologias lean (Lean manufacturing para a indústria e Lean Office para a área corporativa), visando a otimização dos processos e a redução dos desperdícios e restrições que impactam na produtividade. Preparação dos processos para receberem automação massiva.

Cultura: Preparação da cultura organizacional e da mentalidade dos funcionários para um ambiente de transformação estrutural, inovação aberta e automação massiva. A transformação digital não acontece se os funcionários da empresa não estiverem preparados para esta jornada.

A convergência OT-IT é o primeiro passo para a jornada de transformação digital numa organização de base industrial, e o fluxo de dados pelas três dimensões organizacionais gerará vantagens competitivas sustentáveis para que a empresa atinja os objetivos estratégicos.

Quer ter maiores informações sobre a jornada de transformação digital e o framework para sua execução? Receba nosso ebook e obtenha toda a informação que você precisa.