Um projeto que demandou entrega de valor constante para o cliente em todas as etapas utilizando metodologia ágil
Contexto e Desafios
Porto Sudeste do Brasil é um porto privado na Ilha da Madeira, Itaguaí – RJ. Ele foi projetado para manusear e exportar minério de ferro e outras cargas sólidas a granel para o exterior. A alta demanda do mercado tornou necessário realizar melhorias em sua operação, o que passava pelos desafios de:
- Automatizar o processo de apontamento da ocorrência de falha
- Garantir a confiabilidade da informação
- Centralizar a informação
- Definir um ciclo de vida do dado de falha no sistema e transmitir esse entendimento ao cliente
- Sistematizar o processo de análise de falhas
Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos
Elaboramos um projeto baseado em metodologia ágil utilizando o Scrum como framework de condução junto ao conceito de MVP (Produto Mínimo Viável).
O foco inicial foi a qualidade da informação. Desenvolvemos um sistema que proporcionou uma melhor coleta de dados das falhas ocorridas no processo. Posteriormente, na ferramenta, foram executadas análises de falhas com priorização de ações corretivas e avaliação de sua efetividade, buscando replicar o processo aos mesmos tipos de ativos.
Foi esse sistema que proporcionou os meios para atingir o objetivo de 200% de melhoria no MTBF.
Foram obtidos diversos ganhos ao se integrar as informações da planta em um sistema, com destaque para a visibilidade de informações de descarga e embarque, composições e a integração das informações com o sistema da ferrovia.
O sistema agora integra informações de operação, manutenção e planejamento, sendo amplamente usado no Porto.