Estudo de caso: ELÉTRICA, INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO PARA UM PÁTIO DE MADEIRAS

Contexto e Desafios

Uma indústria de papel e celulose precisava implantar um pátio de madeira dentro de uma área urbana,considerando elétrica, instrumentação e automação. Era preciso lidar com todas as esferas do projeto, usar as mais modernas tecnologias disponíveis e se adequar às exigências ambientais do local de implantação, o que envolveu desafios como:

  1. Elaborar os projetos elétrico, de instrumentação e de automação atendendo a NR-10

  2. Fornecer, instalar, comissionar e fazer start-up de todos os equipamentos e materiais

  3. Adequar a obra às normas ambientais de uma área urbana

  4. Cumprir rigorosamente o prazo estabelecido

  5. Instalar e desenvolver o PIMS PI System (aprox. 75.000 tags) para o projeto de expansão de toda a planta

Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos

Para atendimento da NR-12 foram utilizados dispositivos de emergência no campo interligados a um painel de relés de segurança para os demarradores de motores e a uma placa safety para os inversores. Para os principais equipamentos móveis, alimentados em média tensão, foi desenvolvido um painel de seccionadora de campo com suas devidas proteções, sinalizações e comandos, para utilização pelas equipes de manutenção e operação.

Para proteção dos transformadores de potência em 34,5 kV foram utilizados supressores de surto, devidamente calculados e instalados sobre as buchas de alimentação dos mesmos.

Para controle e supervisão da planta utilizou-se de um DCS comunicando com suas remotas, equipamentos elétricos tais como: no-breaks, CCM´s e inversores em Profibus DP.

Instalação e desenvolvimento do PIMS (aprox. 75.000 tags)para o projeto de expansão de toda a planta.