Estudo de caso: PROJETO, CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE DUTOS DE PETRÓLEO E DE INJEÇÃO DE ÁGUA PARA RESERVATÓRIOS

Contexto e Desafios

A Petrobras precisava de novos dutos no campo de extração de Carmópolis, tanto para petróleo quanto para injeção de água em reservatórios. Era necessário projetar, construir e montar os dutos, e o campo de Carmópolis fica localizado em uma extensa região que abrange tanto áreas urbanas quanto áreas rurais, com propriedades públicas e privadas. Tudo isso gerou os seguintes desafios:

  1. Contatar órgãos públicos e proprietários de terras para planejar interdição devias, atividades de escavação e lançamento de dutos em áreas urbanas e propriedades particulares

  2. Abrir grande extensão de valas, tendo em vista que  90% das linhas eram enterradas, em um campo maduro, com várias linhas em operação

  3. Mitigar riscos de acidentes ambientais e impactos para a comunidade que ali vivia

Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos

Equipes de projeto, topografia e sondagem atuaram em conjunto encontrando soluções rápidas e eficazes para superar interferências encontradas e não mapeadas no projeto básico elaborado pelo cliente. 

Foram montadas no canteiro estações de testes de válvulas e conectores, com objetivo de garantir a estanqueidade destes elementos.

Foi montada uma unidade móvel equipada com gerador, bomba e tanque de água para realização dos testes hidrostáticos, conforme norma aplicável.

Foi montada uma equipe multifuncional no canteiro para fabricar os lançadores e recebedores de PIG, bem como toda a suportação das tubulações.

Mobilização de equipes de sondagem de dutos e de cabos elétricos em 100% das diretrizes das tubulações a serem instaladas. Estas equipes estavam equipadas com georadar e cable locator de última geração.

Planejamento e programação das atividades envolvendo as equipes do cliente e demais partes interessadas. 

Treinamento e capacitação das equipes de projeto e de instalação, para evitar retrabalhos.

Realização de testes de materiais antes da instalação e após a construção das tubulações, conforme normas aplicáveis.