Mais de 20.000 veículos rastreados por mês em linhas de montagem de dois países diferentes

Um projeto turnkey que envolveu desde construção de painéis até o desenvolvimento de protocolos de comunicação com equipamentos nas linhas de montagem


Dados do Projeto

DIMENSÃO: 35 estações

Postos de rastreabilidade para a operação monitorar e intervir na linha de montagem em tempo real


ABRANGÊNCIA: 6 linhas de montagem

Quatro linhas no Brasil e duas linhas na Argentina totalmente monitoradas e rastreadas​


PRAZO: 6 meses da encomenda à entrega

Três meses para importação, industrialização e exportação das estações de rastreabilidade


Contexto e Desafios

Uma grande montadora de veículos necessitava realizar automaticamente a coleta e armazenamento de dados de diversas linhas de montagem, garantindo a rastreabilidade de todos os veículos produzidos. Era necessário desenvolver soluções específicas de comunicação com diferentes equipamentos da planta. Estações de rastreabilidade deveriam ser instaladas no chão de fábrica de forma ergonômica e segura para utilização dos operadores. Todos os dados deveriam ser armazenados em uma base global de rastreabilidade de veículos. Isso passou pelos desafios:

  1. Monitorar equipamentos elétricos e analógicos de modelos variados e protocolos fechados
  2. Importar componentes de diversos países para industrialização e montar estações de rastreabilidade
  3. Exportação a solução para implantação em outro país
  4. Trabalhar em parceria com empresa de montagem eletromecânica (local) definida pelo cliente
  5. Adotar um regime de trabalho em turnos, fora do horário de produção


Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos

Fabricamos os suportes metálicos para montagem completa das estações de rastreabilidade. Desenvolvemos um sistema de rastreabilidade para permitir o monitoramento e a operação local através das estações no chão de fábrica

Modernizamos equipamentos do chão de fábrica através da instalação de PLCs dedicados para digitalização dos dados necessários.

Desenvolvemos sniffers de rede para coleta de dados em equipamentos de eletrônica fechada e sem interface de comunicação.

Desenvolvemos melhorias e correções no protocolo padrão de rastreabilidade, até o momento nunca utilizado em nenhuma planta da montador.


Diferencial

Rastreamento em tempo real. Maior Controle de Qualidade

Detalhes:

As estações de rastreabilidade continham todos os elementos necessários para monitoramento em tempo real e identificação de desvios:

– 01 (um) PC industrial com sistema de rastreabilidade

– 01 (um) Leitor de RFID para autenticação do operador no sistema

– 01 (um) Leitor de código de barras para identificação de veículos
(VIN e CIS) e registro de operações

– 01 (uma) Impressora de etiquetas para registros físicos das
operações no livro de produção

– 01 (um) suporte metálico com caixa protetora IP54


Soluções Customizadas

Digitalização

‍‍Detalhes:

Equipamentos legados foram digitalizados através da instalação de PLCs Micrologix que disponibilizavam para o sistema de rastreabilidade de dados em tempo real dos setpoints (SP) de cada operação e valor realmente realizado (PV). Além da rastreabilidade, esta digitalização permitiu o intertravamento de toda a linha de montagem, de acordo com a criticidade da operação em execução e o tamanho do desvio identificado.

Qualidade & Segurança

Operação + Eficiente

Detalhes:

O sistema de rastreabilidade desenvolvido de maneira customizada para as necessidades da Montadora possibilitou ao operador visualizar instruções para a atividade em execução, monitorar os valores reais e os desvios identificados. Foi também possível selecionar diferentes modos de operação previamente definidos para garantia de qualidade e consistência do trabalho.

Superando Barreiras de Comunicação

Protocolos Fechados

‍Detalhes:

Foram desenvolvidos sniffers de dados para coleta e registro de informações de rastreabilidade em equipamentos que, apesar de digitalizados, não possibilitavam acesso direto a estes dados.

Os sniffers consistiam de uma eletrônica criada especificamente para monitorar pacotes que trafegavam através de comunicação serial ou ethernet nestes equipamentos. Estes pacotes eram desconstruídos, interpretados, reorganizados e armazenados na base de rastreabilidade.


Especialistas

GERENTE TÉCNICO DE TI: Marcelo Simões Reis.

TI, RASTREABILIDADE E INTEGRAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: Leônidas Oliveira