Contexto e Desafios
Projeto Puma foi o nome dado à construção de uma fábrica de celulose que ocorreu em Ortigueira, no Paraná. Essa fábrica buscava produzir 1,5 milhões de toneladas de fibras curtas e longas por ano. Havia geração de 270MW de energia e venda de 150MW de energia excedente. O objetivo do projeto PIMS PUMA foi integrar de forma eficiente informações de todos os sistemas que compõe essa fábrica, tornando os dados disponíveis e centralizados. O tamanho do projeto trouxe consigo os seguintes desafios:
- Lidar com a grande diversidade de equipamentos e sistemas, onde 75.000 variáveis seriam monitoradas
- Garantir a interface com sistemas e integração com diversas fábricas para coleta e monitoramento das informações (Schneider, Valmet, ABB, Siemens, Wedge, SAP, MII, SQL, BQM, RQM, LIMS)
- Construir uma arquitetura com alta disponibilidade, redundância de coletores e utilização PI em HA
- Configurar a rede com redundância para subdomínios distintos
Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos
Tivemos que entender primeiro o negócio e o processo do cliente, trabalhando com a plataforma do PI da OSIsoft para coletar, organizar e transformar os dados em informação.
Utilizamos o PI Systems em sua totalidade com PI AF, Analysis, Future Date, Event Frames, Datalink, ProcessBook, Vision e Profile.
Também desenvolvemos algumas aplicações customizadas usando o PIMS como base de dados e centralizador da informação.
O PI AF foi largamente utilizado no projeto PUMA para organizar tags e assets em elementos, com relações entre eles e hierarquias, permitindo assim diferenciar variáveis por tipo e áreas.
O Analisys do PI System foi utilizado para tratar os dados e gerar informação de valor aos usuários.