Contexto e Desafios
Uma das maiores fabricantes de papel e celulose da Ásia precisava de um sistema que integrasse os dados MES e PIMS de quatro de suas fábricas, para assim ter as informações centralizadas e tomar decisões mais assertivas. As fábricas, no entanto, possuíam baixo nível de automação, com parte da captura de dados sendo feita manualmente, e a comunicação entre elas era frágil, o que fez com que o projeto passasse pelos seguintes desafios:
- Padronizar a camada MES nas quatro plantas, respeitando os procedimentos internos de cada uma delas
- Fazer a estruturação de ativos, o levantamento dos dados e a configuração dos tags e templates para o sistema PIMS
- Desenvolver um sistema que, ao mesmo tempo que unificasse o acesso aos dados, não dependesse muito da internet, devido ao fato da banda ser pequena
- Facilitar a entrada de dados, pelo baixo nível de automação e pela existência de poucos desktops nas plantas
Soluções Utilizadas e Equipamentos Fornecidos
Fizemos a padronização da camada MES nas quatro plantas, a estruturação dos ativos e a configuração das TAGs e templates para o sistema PIMS.
Fizemos um sistema distribuído, sem que os dados de todas as fábricas ficassem armazenados numa mesma fonte: mesmo o sistema sendo único, as plantas funcionam de forma independente uma da outra, só recorrendo à rede quando se faz necessário buscar um dado de outra planta.
Desenvolvemos formulários para entrada de dados usando celulares, o que facilitou a utilização do sistema pelos operários. Esse desenvolvimento se apoiou em tecnologias novas, que não estávamos habituados a usar até então.